As contribuições da Provinha
para a organização da Matemática, alfabetização e do letramento
Para que a
aplicação da Provinha Brasil contribua para a realização de um diagnóstico da
aprendizagem dos alunos é preciso que o professor procure compreender a
natureza das respostas apresentadas por eles. É necessário
analisar tais respostas e transformá-las em “dados observáveis” que permitam
inferir hipóteses ou conflitos cognitivos, subjacentes a cada resposta ou a
desempenhos alternativos, em relação ao esperado. Somente nessa perspectiva se
torna possível realimentar o processo de aprendizagem e efetuar intervenções
que favoreçam a retomada e consolidação de capacidades que não foram ainda
desenvolvidas. Desse modo, as dificuldades possibilitam a verificação de
conceitos e estratégias utilizados pelas crianças na resolução das atividades
propostas no teste.
A realização
da Provinha Brasil não pode ficar restrita à aplicação do instrumento e à
análise do desempenho dos alunos pelos educadores. Outra etapa importante desse
trabalho é o de explicar aos pais, ou aos responsáveis, quais são os objetivos
desse tipo de avaliação e quais são suas contribuições para a aprendizagem dos
alunos e a reorganização do trabalho pedagógico da escola.