terça-feira, 18 de outubro de 2011

Olá colega!


Vocês devem saber como a nossa cultura popular é rica em sua diversidade, e está diretamente ligada as nossas raízes e a nossa história. Não podemos deixar nossa história morrer, importando culturas estrangeiras. Temos de valorizar e exercitar a cultura herdados dos nossos ancestrais, como por exemplo a cultura indígena e africana, como também a européia.
Com essa preocupação os professores da Creche Municipal Edinólia Melo sob minha orientação realizaram junto com as crianças de 2 a 5 anos O projeto: Folclore: Uma viagem pelo o imaginário infantil.
Eu tinha a preocupação de realizar junto ao grupo um trabalho que resinificasse o sentido do Folclore, desmitificando-o apenas da literatura oral e escrita, mas que pudesse ser explorado de forma mais eficaz a arte e a dança, dando lugar ao movimento, a expressão corporal e a fantasia, para que as crianças encontrassem prazer em conhecer e resgatar toda a alegria da cultura popular que está esquecida.
Como não conhecia muita coisa em relação a cultura popular de origem africana e indígena, tive que recorrer a tecnologia: realizei pesquisas em livros e na internet e consegui encontrar muita riqueza que vem caindo no esquecimento, como: as danças do pau de fitas, as danças indígenas, as cantigas de roda, os acalantos, o pastoril, a dança do boi do rei, a araruna, o carimbó, as cirandas, e muitas brincadeiras encantadoras.
Durante o mês de agosto deste ano, as atividades foram norteadas por toda alegria da nossa cultura popular, com muita cor, musica, dança e brincadeira.
E a  internet foi fundamental na pesquisa  dessa cultura popular  ligada a nossa história e dos figurinos que as pessoas utilizavam para participar dos festejos folclóricos, pois até então, ninguém conhecia ou não estavam lembrados.
Eixo II
Atividade 2.4

0lá colegas



Vocês já leram a participação da professora Léa Fagundes no fórum da UCS? Ela é referência em educação digital e fala do poder das novas tecnologias na educação. Ressalta a importância da educação digital e a escola caminharem ligadas, até porque não se pode pensar numa educação distante da tecnologia digital, uma vez que ela é irreversível. Como a própria Léa destaca essa tecnologia “amplia os poderes do pensamento do homem, os poderes de aprender”.
É verdade, a mídia amplia o olhar das pessoas, a forma de ver as coisas, desenvolve sua inteligência, além de ser uma excelente ferramenta para a aprendizagem.
Por isso colega, precisamos está preparados para atuar frente a essa realidade. Se ainda não se sentimos, vamos continuar lutando.
Um abraço para todos!

Eixo 2
Atividade 2.5



Projeto em ação:



O projeto Folclore: Uma viagem pelo imaginário infantil foi um trabalho maravilhoso, que envolveu toda a comunidade escolar da Creche Edinólia Melo, todos contribuíram com as pesquisas, confecção de figurino, organização das apresentações e cenários, além de trazer grandes resultados em relação ao conhecimento e conservação da nossa cultura que está diretamente ligada as nossas raízes .

Tínhamos dificuldades em encontrar acervo bibliográfico relacionado à cultura afro-brasileira, como por exemplo, a construção de um pastoril, de uma dança do pau de fitas, da araruna e outras, porém, através da internet quebramos essas barreiras, pois encontramos tudo que queríamos.

A realização do projeto foi fantástica. Levamos os conhecimentos construídos pelas crianças para fora da escola através do produto final que ocorreu em praça pública, com um grande show Folclórico no Espaço Cultural Mons. Ausônio, com a participação de toda comunidade.


Eixo II
Atividade 2.2