domingo, 4 de setembro de 2011

Projeto: O cavalo de pau e a magia do faz-de-cont



TEMA: Projeto: O cavalo de pau e a magia do faz-de-conta
Sugestão: Joana Trajano (supervisora)
Desenvolvimento: professoras do turno vespertino da Creche Edinólia Melo
Público Alvo: crianças de 2 a 5 anos
                                       
Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com estas aulas

. Compreender a sequência dos fatos ocorridos no filme;
. Respeito às regras e combinados durante o jogo simbólico;
. Elaborar e construir os elementos teatrais: texto, cenário, figurino e música;
. Vivenciar o jogo simbólico proposto pelo grupo.
. Desenvolver habilidades dentro das diversas linguagens(oral, escrita, artística, musical  e corporal)

Duração das atividades

Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração coerente a cada faixa etária.

Estratégias e recursos da aula

1º  DIA:

. Iniciar com alguns questionamentos, como: Vocês já viram um cavalo?  Quem gosta de cavalos? Onde moram os cavalos? Vocês gostariam de assistir um filme de um cavalo?
. Exibição de do vídeo: Corsel Indomável
. Produção de texto coletivo baseado no filme o Corcel indomável;
. Em seguida, a professora poderá combinar com as crianças uma apresentação, na qual as crianças irão fazer de conta que estão vivenciando as cenas do filme.
. Estimular a reprodução do filme através de dramatização, escrita, desenho ou pintura

2º DIA

 O professor poderá propor que eles brinquem de faz-de-conta, que estão andando a cavalo, igual aos personagens do filme. Para tanto, o professor pode questionar: Onde será o local que vamos andar a cavalo? Quem são as pessoas que andam a cavalo? O que vamos fazer enquanto andamos a cavalo? Estas questões irão nortear a dramatização, pois quando as crianças dizem o local onde andarão a cavalo, já estão determinando o cenário, quando dizem quem são as pessoas, determinam os personagens e quando dizem o que vão fazer, estão determinando a cena. Essas falas devem ser registradas para que posteriormente o professor possa retomar com as crianças.

. Iniciar as brincadeiras de faz de conta, imitando o cavalo do filme;
 . Após a brincadeira  propor uma chamadinha envolvendo o cavalo de acordo com a faixa etária da turma;
. Em seguida   combinar que  a turma confeccionará uma cavalinho de pau e colocará um nome nesse cavalo. Esse cavalinho se tornará seu amigo e será levado para casa no recesso escolar;

. Escolher uma música para dramatizar com as crianças e seus cavalinhos no encerramento dos trabalhos

3º Dia:

. A professora deve dizer para as crianças que chegou o dia de construir seu cavalinho e perguntar para cada uma  que papel elas gostariam de representarem na brincadeira que será realizada quando seu cavalinho ficar pronto. Nesse momento o professor deve anotar a fala/desejo de cada criança, para que cada uma possa ser o personagem que desejar. Posteriormente, o professor deve discutir os elementos necessários para a dramatização: cenário, figurino, maquiagem, música, etc.
.  Após a discussão com as crianças o professor deve anotar de forma coletiva oral ou escrita,  os materiais necessários para a confecção do cavalo, tais como: (pau de vassoura, papel de embrulho, lã, botão e catolina), da roupa dos cavaleiros (TNT e tinta guache), painel de fundo (Datashow com cenas do filme, papel de embrulho, tinta guache, papel celofane). A confecção desse elemento deve ser discutida, elaborada e confeccionada com a ajuda das crianças.
. Registrar através de fotografias o momento da confecção do cavalinho.
.  Ao final da produção do cenário, figurino, cavalo, a professora poderá incentivar as crianças criarem um nome para o seu cavalo e discutir com as elas  pautada nos registros anteriores, qual cena será apresentado por eles. Nesse momento, o professor deve garantir que todas as crianças vivenciem os papéis desejados. Nessa grande brincadeira as crianças terão a possibilidade de expressar seus sentimentos, desejos e conhecimentos a acerca do filme que apreciaram, sem ter a intenção de se comunicar com a platéia.
. Lembrar a crianças que no próximo final de semana na nossa cidade terá uma grande festa com o nome de Vaqueja e nesta festa os cavalos serão os principais personagens.
Levantar alguns questionamentos a respeito da vaquejada: Quem já foi numa vaquejada? Vocês viram algum cavalo na vaquejada? Para que serve o cavalo na vaquejada? Vocês querem visitar a vaquejada?
Combinar um passeio para a vaquejada.
4º DIA:
1º momento:                                                                                                                                                                                              A professora combinará os cuidados que as crianças deverão ter com seu cavalinho em casa, poderá promover uma atividade envolvendo seu cavalo de linguagem oral escrita, ou artes plásticas envolvendo o cavalinho.
2º momento:
As crianças levarão seu cavalinho para o pátio da escola onde todas as turminhas fantasiadas de cowboy  dramatizarão uma brincadeira envolvendo seu cavalinho para socializar com um grupo suas atividades.
Avaliação:
Durante as atividades será observado o envolvimento e o grau de motivação de cada criança, onde a professora terá o olhar de um observador, interagindo nas atividades, sejam elas de linguagem simbólica ou atividades envolvendo as demais linguagens com a intenção pedagógica de lançar desafios que a criança construa conhecimento, ou apoiá-las em alguma dificuldade.



Um comentário:

Deixe um comentário